Maca peruviania: usos e contra-indicações de suplementos

A maca peruana é uma planta herbácea anual típica dos planaltos peruanos. Pertence à família das brassicaceae, gênero lepidium, espécie lepidium meyenii.

Embora não pertença à mesma família que a planta do ginseng, ela é conhecida do público (também) como o ginseng peruano, a maca dos Andes ou o ginseng dos Andes.

Sua raiz é usada como alimento, como tônico, para aumentar as faculdades físicas e mentais e para melhorar os problemas relacionados à fertilidade e ao desempenho sexual.

Mas também é amplamente adotado com suplementos alimentares, por isso consideramos útil ilustrar quais são seus usos e quais são suas contra-indicações.

Maca peruana: seus nutrientes e suas qualidades

Os nativos do Peru, desde os tempos pré-incaicos, usaram a maca como alimento e como remédio. A mica é importante nas dietas, pois possui os maiores valores nutricionais em comparação a qualquer outro alimento cultivado: é rica em açúcares, proteínas, amidos e nutrientes essenciais (em particular iodo e ferro).

Suas principais qualidades podem ser resumidas da seguinte formado Libidmax.

Fertilidade . Nos Andes, durante séculos, tem sido usado para aumentar a fertilidade.

Nutricional. A maca peruana é muito rica em nutrientes, porque, além de carboidratos (cerca de 60%) e proteínas (cerca de 10%), também contém uma notável variedade de micronutrientes.

Energia. Os aminoácidos contidos nele são um bom complemento alimentar, especialmente para aqueles que fazem atividades com alto consumo de energia.

Adaptogens . A raiz da maca também é um forte adaptógeno que pode aumentar substancialmente a resistência do organismo a estressores de vários tipos, tanto físicos quanto psicológicos. Outras plantas que têm efeitos adaptogênicos comparáveis ​​aos da maca são a rhodiola rosea e a  ashwagandha .

Suas outras qualidades. Tem efeitos benéficos no reequilíbrio do organismo humano.

Maca peruana: efeitos e interações

seus efeitos benéficos

Não há dúvida de que a maca é uma fonte maravilhosa de nutrientes naturais: a sinergia de muitos aminoácidos, vitaminas e minerais em seu estado natural, pode aumentar sua assimilação, sua absorção e seu uso.

Maca peruviania
Maca peruviania

No entanto, não se deve esperar para estar na presença de uma “substância milagrosa”. De fato, tomar maca é como tomar um composto multi-vitamínico que pode ser útil em geral para problemas de anemia, síndrome da fadiga crônica, mas também para aumentar a energia, a resistência física, o desempenho atlético, a memória. e fertilidade.

A mica é útil para mulheres em relação a desequilíbrios hormonais, problemas menstruais e sintomas da menopausa. É usado mesmo com ossos fracos (osteoporose), depressão, cancro do estômago, leucemia, o VIH / SIDA, a tuberculose, mas também para a disfunção eréctil e de despertar do desejo sexual, bem como o fortalecimento do sistema imunológico.

Entre os efeitos benéficos da maca, destacam-se os efeitos sobre o equilíbrio hormonal e endócrino e sobre a função da tireóide; os efeitos sobre o sistema imunológico provavelmente estão relacionados aos aminoácidos presentes nele.

Todos esses efeitos benéficos da maca derivam de sua alta concentração de proteínas e nutrientes. De fato, a raiz seca da maca é de cerca de 10% das proteínas, a maioria derivada de aminoácidos. Aminoácidos (os “tijolos” de proteínas) são necessários na dieta diária, para fazer as células funcionarem no nosso corpo. Além disso, são essenciais na produção de neurotransmissores como a dopamina e a noradrenalina.

seus efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns da maca são dores de cabeça, náuseas, mas também taquicardia, acne, azia, insônia e alteração dos níveis hormonais.

Os efeitos da ingestão de maca durante a gravidez e lactação ainda não foram suficientemente estudados, por isso é prudente evitar o seu uso.

Compre Libidmax no site Oficial e tenha mais informações.

Em algumas condições de saúde, tais como o cancro da mama, cancro uterino, cancro do ovário, endometriose ou uterino fibriomi, os extractos maca pode actuar como estrogénio, portanto, não utilizar estes extractos se encontram em estado físico particular, que pode ser agravado pela exposição ao estrogênio.

suas interações

No momento não há informações sobre a possibilidade de interações de maca com outros alimentos.

Deixe uma resposta