Os diferentes tipos de transportes pelo mundo

Avião, carro, ônibus, trem, bicicleta, moto….Para quem gosta de viajar, escolher o meio de transporte ideal é sempre um ponto importante do planejamento da sua viagem.

Entre diferentes preços, tempos de transporte, níveis de conforto, riscos, o seu papel é o de descobrir o melhor.

Porém, saiba que ainda existem alguns meios de transporte que você nunca ouviu falar.

Veja a lista dos 9 que considero os mais diferentes e estranhos meios de transporte do mundo.


1. Tangah

Onde são encontrados: Paquistão

Se você quiser economizar no Paquistão, ao invés de seguir por meios tradicionais de transporte como táxis, pegue um Tangah.

Eles são uma carruagem, como aquelas do filme da Cinderella, puxadas por um ou dois cavalos.

Apesar de parecer muito legal, saiba que ela tem rodas de madeira, o que faz com que a viagem tenha muitos pulos. Também não é um meio de transporte muito rápido.

Mas vale muito pela experiência de andar em um.

2. Monte Tobogã

 

Onde são encontrados: Ilha da Madeira, Portugal

O Monte Tobogã é um carrinho de rolemã de adultos. Pronto falei! Sim, é assim que eu vejo, pelo menos.

Na ilha da Madeira, existe a Igreja de Nossa Senhora do Monte, que como o nome já diz, fica em um monte! Para que a descida fosse mais rápida, o Monte Tobogã foi criado.

Nele você senta em uma espécie de poltrona. Dois homens então começam a te empurrar e guiar abaixo. Os freios são os pés deles. E o volante também.

Podendo chegar a velocidades de quase 50 km/h acho incrível não acontecer nenhum acidente no percurso. Mas acredite, é bem seguro.

É uma forma eficiente de chegar à Funchal.


3. Trem de Bamboo

 

Onde são encontrados: Cambodia

Conhecidos por lá como nori, os trens de bamboo são uma experiência única. Parece que alguém que gostava de brincar de legos decidiu brincar disso na vida real.

O trem nada mais é do que uma plataforma inteira de madeira, onde foi colocado um motor eletrico, e capaz de viajar a 40 km/h.

Como não há manutenção nas linhas, pode esperar um caminho cheio de pulos e buraquinhos. O bom é que, além da experiência, o custo desse transporte é baratíssimo, já que todos os locais usam para transporte do dia a dia.


4. Traghetto

Onde são encontrados: Veneza

Os Traghettos são muito famosos. Com certeza você já viu ou ouviu falar sobre o canal de veneza. Aquele canal romântico, onde você pode dar um passeio de barco com seu amor, e curtir os 3,5 km de distância.

O que talvez você não saiba é que eles tem um nome, Traghetto, que em italiano significa balsa.

Cada balsa vai sempre com duas pessoas para guiar, além dos passageiros.


5. Barco da Cauda Longa

Onde são encontrados: Tailândia

Esses barcos são um ícone na Tailândia. Foram criados para ser utilizados nos canais que atravessavam Bangkok. Apesar dos canais terem sido aterrados e substituídos por ruas, os barcos ainda são populares por lá.

Como o nome indica, são barcos bem longos e finos, com um pedaço de madeira bem grande na parte de trás, usado para segurar o motor.

É um meio de transporte público comum na região, e uma experiência imperdível.


6. Jeepney

Onde são encontrados: Filipinas

Os “reis absolutos das estradas”. Surgiram no final da Segunda Guerra Mundial. Quando os americanos sairam de lá, os jeeps que estavam em excesso acabaram ficando como presente para o povo de lá.

Os Filipinos decidiram então desmontar, cobrir o teto e reinventar o transporte público da cidade usando esses veículos.

É muito fácil identificar um Jeepney pelas cores muito decorativas, um símbolo da cultura de lá. Saiba que é uma forma muito popular de se locomover pelo país.


7. Dukw

Onde são encontrados: Londres, Reino Unido

O nome desse meio de transporte é pronunciado como “duck”, que é pato em inglês. Isso para representar a idéia de que é um meio de transporte anfíbio.

Foi criado durante a Segunda Guerra Mundial nos Estados Unidos para transportar as tropas em terra e em água. Agora você pode dar uma volta nessas engenhocas na região central de Londres, nas chamadas Tours do Pato.

Nesse tour, além de passar por monumentos famosos londrinos, de repente o veículo se joga no Rio Tâmisa, onde ele dá uma volta por lá.

É uma experiência diferente. E tudo sem sair do seu assento.


8. Barco de Totora

 

Onde são encontrados: Peru

Esse meio de transporte é bem artesanal. Feito de Totora, um tipo de junco que cresce na região do Lago Titicaca. Os locais, chamados Uros, criaram essa espécie de barco para navegar pelo rio.

Hoje é um ícone do Peru. Se estiver na região do Lago Titicaca, é quase uma obrigação colocar na sua lista uma volta dentro de um barco de totora.


9. Trenó de Cachorros

Onde são encontrados: Alaska

Cachorros estilo Husky Siberiano, quase como lobos, em plena neve, mostrando sua força ao levar seu dono por terra!

Se você assistia televisão durante a sua infância, imagino que já viu um trenó desses. E se você é como eu, com certeza já morreu de vontade de dar uma volta em um desses.

Na verdade, viajar em um trenó pode não ser tão legal quanto parece nos filmes. O caminho pode ser bem cheio de buracos, e os cães não são tão comportados. Muitas vezes latem bastante no caminho. Por isso não é um meio de transporte do dia a dia de um morador do Alaska.

Mas para turistas é uma forma especial de viajar, que você não pode fazer em grande parte dos lugares do mundo. A melhor época é entre Janeiro de Março.

Deixe uma resposta